Os testes alérgicos são ferramentas que AUXILIAM o diagnóstico das doenças alérgicas. Devem ser indicados e interpretados pelo especialista com base na história clínica.

Teste de contato (Patch Test)

Trata-se de um exame que esclarece o diagnóstico da dermatite de contato alérgica.

Baterias:

  • Padrão
  • Cosméticos
  • Regional América Latina
  • Série Capilar.

O Teste é feito em 3 etapas.

Primeiro dia: aplicação de no mínimo 40 substâncias químicas padronizadas nas costas do paciente através de adesivos. Usamos no consultório um material que pode molhar, para maior conforto do paciente que poderá tomar banho e praticar esportes.

Segundo dia: após 48 horas, retirada dos adesivos e primeira leitura do teste.

Terceiro dia: após 96 horas, realizada a leitura final. Se alguma substância estiver relacionada aos sintomas, no local haverá uma inflamação em diferentes intensidades de acordo com a resposta individual.

Teste cutâneo de leitura imediata (Prick Test)

Utilizado no diagnóstico de alergias imediatas, ou seja, aquelas nas quais os sintomas começam em minutos ou poucas horas após o contato com determinado ALÉRGENO.

Pode ser indicado para pacientes com asma, rinite alérgica, dermatite atópica, alergia alimentar, alergia a picada de alguns insetos e reação adversa a medicamentos.
São exemplos de ALÉRGENOS: ácaros, fungos, epitélio de animais, alimentos, medicamentos, látex e veneno de insetos.

Sobre uma gota do extrato específico colocada na pele fazemos uma leve escoriação.
A leitura do teste é realizada após 20 a 30 minutos pelo especialista. Quando o teste é positivo, aparece na pele uma “pápula”, ou seja, uma elevação.

Importante: o teste positivo indica SENSIBILIZAÇÃO. A confirmação da ALERGIA será pelo médico com base nos sintomas clínicos do paciente.

Teste de Provocação Oral (TPO) com alimentos

Teste que auxilia o diagnóstico e acompanhamento da alergia alimentar.

Realizado em ambiente hospitalar, consiste na oferta progressiva do alimento a ser testado em intervalos regulares, sob supervisão médica, para monitoramento e tratamento imediato de possíveis reações clínicas.

É importante para confirmar ou descartar a alergia, assim como para avaliar se o paciente já se tornou tolerante ao alimento.

Observação: quando há história de sintomas tardios, ou seja, não mediados por IgE, o TPO poderá ser realizado na casa do paciente ou de forma ambulatorial se assim determinado pelo médico.